Caminho da Misericórdia


Via Sacra das Obras de Misericórdia


Saudação Inicial


Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém

Presidente: A graça, a misericórdia e a paz de Deus, nosso Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador, estejam convosco!
Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Leitor 1: O santo Padre deseja que  este Ano Jubilar seja vivido mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. E insiste: “ponhamos novamente o sacramento da Reconciliação no centro, porque este permite-nos tocar sensivelmente a misericórdia do Pai” (MV 17).

Leitor 2: Vamos, por isso, fazer esta caminhada da misericórdia, dando a Deus a alegria de nos perdoar e experimentando a alegria do Seu perdão. Aproveitemos bem esta celebração, para refletir e redescobrir as obras de misericórdia (MV 15), que “continuam a ser base do nosso exame de consciência” (Papa Francisco, O nome de Deus é misericórdia, p.101).

Leitor 3: Peçamos, pois, ao Senhor, a graça de acolher a Sua misericórdia e de a “praticar com alegria” (Rm 12,8), porque “felizes são os misericordiosos” (Mt 5,7)!
Oração
Presidente: Deus, Pai de misericórdia, que nos fizestes encontrar, na escuta obediente da Palavra, na prática alegre das obras de misericórdia e na celebração renovada do Sacramento da Reconciliação, os remédios, que nos libertam da alienação do pecado, olhai benignamente para a confissão da nossa humildade, de modo que, abatidos pela consciência do pecado, sejamos confortados, redimidos e capacitados, para sermos misericordiosos como Vós, à imagem do Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos: Ámen.


Palavra de Deus


Leitura da Epístola de São Tiago
Ritual da Penitência, n.164, p.259 (Tg. 2,14-17)
Leitor 1: Irmãos: De que serve a alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Poderá essa fé obter-lhe a salvação? Se um irmão ou uma irmã não tiverem que vestir e lhes faltar o alimento de cada dia, e um de vós lhes disser: «Ide em paz; aquecei-vos bem e saciai-vos», sem lhes dar o necessário para o corpo, de que lhes servem as vossas palavras? Assim também a fé sem obras está completamente morta. Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus.

Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia Aleluia!…
Vinde, benditos de meu Pai; Recebei como herança o Reino que vos está preparado.

Evangelho:
 (Mt. 25, 31-46)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo São Mateus
Presidente: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e   Te   fomos ver?’.  E o  Rei  lhes
responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’. Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o demónio e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estive sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar’. Então também eles Lhe hão de perguntar: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te  prestámos assistência?’ E Ele lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer’. Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna». Palavra da salvação!
Todos: Glória a Vós, Senhor.

(Momento de silêncio e pequena reflexão)

Presidente: Iniciemos nossa caminhada penitencial refletindo sobre as obras de misericordia e pedindo ao Senhor que nos faça misericordiosos segundo o seu coração.



Obras de Misericórdia Corporais


Dar de comer a quem tem fome
Leitor 2: Disse Jesus: «Felizes de vós os que agora tendes fome, porque sereis saciados… Ai de vós, os que agora tendes fartura, porque ireis passar fome!» (Lc 6,21.25).

Leitor 3: - Perdoai-nos, Senhor, pelas vezes em que fomos insensíveis à fome e às necessidades, materiais ou espirituais, dos nossos irmãos mais pobres!
Todos: - Enviai-nos, Senhor, a todos quantos têm fome e sede de justiça, fome e sede de Ti e do verdadeiro sentido da vida!

Canto: Misericordia, Senhor (2x) Misericordia.


Dar de beber a quem tem sede
Leitor 1: «Quem der de beber a um destes pequeninos, ainda que seja somente um copo de água fresca, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.» (Mt 10,42).

Leitor 2: - Perdoai-nos, Senhor, pela nossa incapacidade de viver em serviço desinteressado, atento e livre, para com todos aqueles que nos possam procurar!
Todos: - Fazei-nos, Senhor, dar de beber a quem tem sede de amor, de paz e de esperança.

Canto: Misericordia, Senhor (2x) Misericordia.


Vestir os nus
Leitor 3: «Observai com crescem os lírios: não fiam nem tecem… Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, quanto mais fará por vós, gente de pouca fé.» (Lc 12,27-28)

Leitor 1: - Perdoai-nos, Senhor, pela falta de atenção àqueles que nos rodeiam, para que possamos atendê-los na sua nudez mais profunda, percebendo os apelos que emitem mesmo sem serem ouvidos;
Todos: - Fazei-nos, Senhor, despojar de tudo o que está a mais em nós e de tudo que nos impede de viver no abandono à Providência em cada dia!

Canto: Misericordia, Senhor (2x) Misericordia.

Dar pousada aos peregrinos
Leitor 2: «Zaqueu, desce depressa, porque eu hoje preciso de ficar em tua casa… Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria.» (Lc 19,5-6).

Leitor 3: - Perdoai-nos, Senhor, pelas vezes em que fechamos as portas do coração àqueles que colocais no nosso caminho, como sinal da vossa presença!
Todos: - Tornai-nos, Senhor, atentos aos sinais de indigência, entre aqueles que encontramos pelo caminho!

Canto: Misericordia, Senhor (2x) Misericordia.


Visitar os doentes
Leitor 1: «Mulher, estás livre da tua doença. Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente, a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.» (Lc 13,12-13)

Leitor 2: - Perdoai-nos, Senhor, porque nem sempre o nosso coração está disponível para vos acolher, deixando-nos compadecer com as dores dos outros;
Todos: - Senhor, vinde fortalecer a nossa vontade para que sejamos capazes de passar das boas intenções para o compromisso, em favor dos que mais precisam de nossa compaixão!

Canto: Misericordia, Senhor (2x) Misericordia.


Visitar os presos
Leitor 3: «Quando te vimos doente ou na prisão, fomos visitar-te?... Sempre que fizeste isto a um dos meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizeste.» (Mt 25,39-40)

Leitor 1: - Perdoai-nos, Senhor, por nem sempre compreendermos as limitações de quem sofre, pela sua má conduta pessoal, familiar ou social;
Todos: Tornai-nos, Senhor, prisioneiros do vosso amor, com uma presença desprendida junto de quem mais precisa de vós, quando está preso a tantas cadeias… físicas, psicológicas e morais.

Canto: Misericordia, Senhor (2x) Misericordia.


Dar sepultura aos mortos
Leitor 2: «Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas, se morrer, dá muito fruto.» (Jo 12,24)

Leitor 3: - Senhor Jesus, perdoai-nos, porque nem sempre aceitamos, de boa vontade, a morte dos nossos amigos, e nem sempre nos mostramos capazes de consolar quem sofre no seu luto!
Todos:  Manifestai, Senhor, todo o poder do amor, em cada um de nós, que acreditamos que vós sois o Senhor da vida eterna.

Canto: Misericordia, Senhor (2x) Misericordia.




Obras de Misericórdia Espirituais



Dar bom conselho
Leitor 1: «Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e deitar adubo. Quem sabe, talvez venha a dar fruto! Se não der, então cortá-la-ás.» (Lc 13,8-9)

Leitor 2:- Perdoai-nos, Senhor, pelas palavras vás, superficiais, inúteis e irrefletidas, com que influenciamos a conduta dos mais fracos!
Todos: - Fazei-nos, Senhor, dar bons conselhos, sobretudo inspirados na vossa Palavra!

Canto: Piedade Senhor, tende Piedade, meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade Senhor, tende piedade, e liberta minha alma para o amor.


Ensinar os ignorantes
Leitor 3: «Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.» (Lc 6,37)

Leitor 1: - Perdoai-nos, Senhor, pelo mau juízo e preconceitos, em relação àqueles que julgamos conhecer;
Todos:  Fazei-nos, Senhor, ensinar os ignorantes, mais pelo testemunho eloquente da nossa vida, do que por meio de palavras vazias e orgulhosas!

Canto: Piedade Senhor, tende Piedade, meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade Senhor, tende piedade, e liberta minha alma para o amor.


Corrigir os que erram
Leitor 2: «Amai os vossos inimigos e fazei bem aos que vos odeiam. Desejai o bem aos que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam» (Lc 6,27-28),

Leitor 3: Perdoai-nos, Senhor, por estarmos sempre mais prontos a corrigir com arrogância, do que a educar e a consolar, com ternura!
Todos: Purificai, Senhor, os nossos pensamentos de egoísmo, de malícia e de posse e livrai-nos de toda a presunção de superioridade em relação aos outros.

Canto: Piedade Senhor, tende Piedade, meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade Senhor, tende piedade, e liberta minha alma para o amor.
Consolar os tristes
Leitor 1: «Se alguém quer seguir-me, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me» (Lc 9,23),

ORAÇÃO
Leitor 2: - Perdoai-nos, Senhor, pelo nosso olhar desatento aos sinais de tristeza, que surgem à minha volta!
Todos:  Fazei-nos, Senhor, aliviar a dor e o sofrimento dos outros, sobretudo dos mais tristes, sós e marginalizados!

Canto: Piedade Senhor, tende Piedade, meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade Senhor, tende piedade, e liberta minha alma para o amor.


Perdoar as injúrias
Leitor 3: «Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não perdereis um só cabelo. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida.» (Lc 21,17-19)

Leitor 1: - Perdoai-nos, Senhor, pela forte indignação que sentimos em relação a quem nos ofendem, em vez de manifestarmos por ele uma grande compaixão!  
Todos:  Fazei de nós, Senhor, um sinal verdadeiro de perdão e fraternidade…!

Canto: Piedade Senhor, tende Piedade, meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade Senhor, tende piedade, e liberta minha alma para o amor.


Sofrer com paciência as fraquezas do próximo
Leitor 2: «Assim também vós: quando tiverdes cumprido tudo o que vos mandarem fazer, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer.» (Lc 17,10)

Leitor 3: - Perdoai a nossa incapacidade de acolher a fraqueza do irmão, e de nos precipitarmos na difamação e no comentário inútil!
Todos:Tornai-nos, Senhor, capazes de saber perdoar sem reservas, sobretudo a quem nos possa ter ofendido ou agravado mais;

Canto: Piedade Senhor, tende Piedade, meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade Senhor, tende piedade, e liberta minha alma para o amor.


Rogar a Deus por vivos e defuntos
Leitor 1: «Se não escutam Moisés e os profetas mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos.» (Lc 16,31)

Leitor 2: - Perdoai-nos, Senhor, por julgarmos mal a vossa misericórdia, desconfiando do vosso perdão, em relação aos que partiram antes de nós!
Todos: Fazei-nos, Senhor, rezar e celebrar sempre a eucaristia, como sinal eficaz da comunhão eterna com todos os filhos de Deus, porque para Ti, todos vivem!

Canto: Piedade Senhor, tende Piedade, meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade Senhor, tende piedade, e liberta minha alma para o amor.



Presidente: Terminando esta caminhada penitencial, como sinal de conversão, e antes de dizermos a oração, que o Senhor nos ensinou, cada um de nós vamos nos propor uma obra de caridade, algum gesto de compaixão para com o próximo, quer repartindo os seus bens com os que passam necessidade, quer visitando os doentes, os abandonados e os que vivem em solidão, quer reparando alguma injustiça cometida na comunidade, quer fazendo alguma outra obra de misericórdia cristã” (cf. Ritual da Penitência, n.19)

(Momento de silêncio e possibilidade de algumas pessoas partilharem publicamente o propósito que fizram)

Todos: Pai-Nosso…

Presidente:Livrai-nos de todo o mal, Senhor nosso Deus e nosso Pai e pela bem-aventurada paixão do vosso Filho, ao Qual nos unimos pela penitência, fazei-nos participar com alegria, na ressurreição. Por N.S.J.C. vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos: Àmen!


Cântico de Acção de graças
1 Minh'alma dá glórias ao Senhor / Meu coração bate alegre e feliz / Olhou para mim com tanto amor  / Que me escolheu, me elegeu e me quis. / E de hoje em diante eu já posso prever, / Todos os povos vão me bendizer / O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim /
2 O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz / Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que / diz / E quando os povos aceitam lei passa de pai para filho seu dom / Das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus pai, ele é bom /
3 Minh'alma dá glórias ao Senhor / Meu coração bate alegre e feliz / Olhou para mim com tanto amor  / Que me escolheu, me elegeu e me quis. / O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar / O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará /
4 O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz / Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que / diz / Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter fome e não ter / pra comer / Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá /
5 Minh'alma dá glórias ao Senhor / Meu coração bate alegre e feliz / Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz / Aos nossos pais Ele um dia jurou / Ele é fiel e jamais enganou, estamos perto da era do amor / Bendito seja o Senhor. /


Bênção e Despedida


Presidente: O Senhor vos abençoe e vos guarde.
Todos: Amém
Presidente:O Senhor vos  mostre a sua face e se compadeça de vós.
Todos: Amém
Presidente:O Senhor volte  seu rosto para vós e vos dê a paz.
Todos: Amém
Presidente:Abençoe-vos, Deus de Bondade e Misericóridia, Pai, Filho e Espirito Santo.
Todos: Amém

Canto Final
1 Muito alegre eu te pedi o que era meu, partir, um sonho tão normal. Dissipei meus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal.
Confiei no Teu amor e voltei. Sim, aqui é meu lugar. Eu gastei Teus bens, oh Pai, e te dou este pranto em minhas mãos. 
2 Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim. Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim. 
3 Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés...Voltei à vida, sou feliz.


Nota: Os textos bíblicos e de meditação para o exame de consciência foram recolhidos, reordenados e  adaptados, a partir da “Via Sacra com as obras de misericórdia”, do Pe. A. Sílvio Couto, Ed. Paulinas, Prior Velho 2007. As orações foram recolhidas e adaptadas a partir do Ritual da Penitência e dos modelos de celebrações penitenciais para a Quaresma. A escolha do tema tem a ver com a dinâmica da (com)paixão, proposta no âmbito da missão 2010.
Texto retirado do site da Diocese do Porto em Portugal : http://www.diocese-porto.pt/attachments/1328_CELEBRA%C3%87%C3%83O%20PENITENCIAL.doc