Roteiro para acender a coroa do Advento

O Roteiro que segue pode ser usado de uma vez para acender todas as velas, ou pode ser feito a cada semana, usando-se a parte inicial e aquela correspondente à semana do advento e terminando com o refrão da música Noite Feliz.

Coroa do Advento – Oração

Dirigente: Na preparação para o natal do Senhor vamos acender a Coroa do Advento. Ela é um simples enfeite de ramos e velas para recordar-nos o significado deste tempo forte na vida da Igreja.
Leitor 1: A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna.
Leitor 2: Os cristãos, preparando-se para sua festa de luz e de vida, a natividade do Salvador, passaram a acrescentar uma vela à Coroa em cada domingo do tempo do Advento. Essas luzes relembram a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da Salvação, a preparação para o Messias pelos profetas e, finalmente, a Virgem que deu à luz a um filho chamado Emanuel: Deus Conosco.

1º Domingo do Advento

Quem acende a vela verde diz: Bendito sejais, Deus da esperança, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração

Leitor 1: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal,  onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a  humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor verde nos recorda  nossa atitude de esperança diante da abertura e espera do Senhor que virá.
Canto: Uma vela se acende no caminho a iluminar.  Preparemos nossa casa é Jesus quem vai chegar. No advento a tua vinda nós queremos preparar.  Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Leitor 2: Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.

Dirigente: A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

2º Domingo do Advento


Quem acende a vela branca diz: Bendito sejais, Deus da paz, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração

Leitor 1: A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

Canto: A segunda vela acessa vem a vida clarear.  Rejeitemos, pois, as trevas, é Jesus quem vai chegar. No advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Leitor 2: Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.' João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: 'Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!'

Dirigente: A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!


3º Domingo do Advento


Quem acende a vela roxa(rosa) diz: Bendito sejais, Deus da alegria, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração

Leitor 1: A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor litúrgica de hoje, o roxo,  indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette,  onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Canto: Na terceira vela temos a esperança a crepitar.  Nossa fé se reanima é Jesus quem vai chegar. No advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Leitor 2: Jesus começou a falar às multidões, sobre João: 'O que fostes ver no deserto? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'.

Dirigente:  Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto".


4º Domingo do Advento


Quem acende a vela vermelha diz: Bendito sejais, Deus do amor, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração

Leitor 1: A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador,  nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e  também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador. 

Canto: Eis a luz da quarta vela, um clarão se faz brilhar.  Bate forte o coração, é Jesus quem vai chegar. No advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).

Leitor 2: Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.'

Dirigente:  Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo;  abra-se a terra, e brote o Salvador!


Todos: Noite Feliz, Oh Senhor, Deus de amor, quão afável é teu Coração. Que quisestes nascer nosso irmão e a nós todos salvar.